Um tornado é uma coluna de ar com alta velocidade angular cuja extremidade inferior está em contato com a superfície da Terra e o superior com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a apoio de uma nuvem cúmulus. Trata-Se do fenômeno atmosférico ciclone de superior densidade energética da Terra, mesmo que de pouca extensão e de curta duração (em segundos até mais de uma hora).
Entre os diversos tipos de tornados estão os landspouts, os tornados de vórtices múltiplos e as trombas. Outros fenômenos parecidos aos tornados que existem pela meio ambiente, incluindo o gustnado, microrrafaga, diabo de pó, redemoinho de fogo e vapor.
- Melhorias de estabilidade e compatibilidade
- quatrorze Para um completo desenvolvimento desse conteúdo, observar Sassen (2006a)
- um idem Kiria com enfeites de pele
- setenta e nove Escudo de Ponferrada
- três Características 3.Um Diferenças em ligação a outros canídeos
Os tornados são detectados a começar por radares de pulso Doppler, do mesmo jeito que visualmente pelos caçadores de tempestades. Não foi verificado em todos os continentes, porém na Antártida. Também ocorrem de tempos em tempos, o centro-sul e leste da Ásia, sul da África, noroeste e sudeste da Europa, oeste e sudeste da Austrália e na Nova Zelândia. Existem muitas escalas diferentes pra agrupar a potência de tornados.
A escala Fujita-Pearson os avalia de acordo com o prejuízo causado, e vem sendo substituída em alguns países pela escala Fujita melhorada, uma versão atualizada da anterior. Um tornado F0 ou EF0, o mais fraco da classe, causa danos às árvores, contudo não as estruturas. Um tornado F5 ou EF5, a classe mais forte, arranca edifícios de seus alicerces e pode fornecer deformações estruturais essenciais em arranha-céus. A escala TORRO vai de T0 pra tornados muito fracos ao T11 para os tornados mais fortes que se conhecem.
Também se conseguem pesquisar fatos obtidos de radares Doppler e padrões de circulação deixados no solo (marcas cicloidales) e usados fotogrametria para estipular sua intensidade e referir um intervalo. A frase “furacão” é uma maneira alterada do inglês, o que veio por intermédio do espanhol “trovoada”, que, de acordo com a RAE, diz-se a uma “tempestade de trovões”.
A metátese se deve, sem dúvida, a uma reinterpretação da frase sob a intervenção de “regressar”. Na prática, pra que um vórtice seja classificado como um furacão, necessita ter contato com o solo e com a apoio da nuvem.