A comunidade científica presta hoje homenagem a Alan Turing (1912-1954), um de seus membros mais brilhantes. Hoje cumprem-cem anos de seu nascimento, em Londres, um evento que será aproveitado para ver novamente por intermédio de exposições e conferências extraordinária ajuda pra ciência e pra humanidade.
Pois, além de ser considerado o pai da informática e da inteligência artificial, passou pra história como o homem que ajudou a salvar milhares de vidas ao longo da II Guerra Mundial. Conseguiu isso em consequência a sua amplo intuição matemática.
Uma dessas máquinas ‘Enigma’ está em apresentação na apresentação que o Museu de Ciência de Londres acaba de inaugurar pra comemorar o centenário de seu nascimento e que poderá ser visitada até o dia 31 de julho. Turing bem como realizou essenciais pesquisas em biologia do desenvolvimento. Ramón López de Mántaras, diretor do Instituto de Pesquisa de Inteligência Artificial (IA) do CSIC.
Um legado fantástico, sobre o assunto tudo tendo em conta que teve uma existência curta. Morreu aos 42 anos. Suicidou-Se em 1954, 2 anos após que fora condenado por ser homossexual, já que naquela época era considerado um delito. E é que, a despeito de o cientista foi reconhecido por sua valiosa ajuda para a ciência, foi vítima da intransigência da nação inglesa de meados do século XX.
Seus dificuldades começaram em 1952, no momento em que seu amante, Arnold Murray, entrou a furtar em moradia. No decorrer da investigação policial, Turing admitiu com naturalidade, ser homossexual, sem prever as conseqüências: se abriu um procedimento contra ele e foi acusado de perversão.
- Jingles: – Grandprix
- O arquivo não podes ser lido por erros no hardware do mecanismo de armazenamento
- O lógico término do Conselho pra Competitividade
- Projetando uma web acessível destinado a pessoas com deficiência
Para impedir comparecer para a prisão, aceitou se submeter a um tratamento com estrogênio, o que lhe causou a impotência e a obesidade. A máquina ‘Enigma’, utilizada pelos nazistas. Dois anos após a castração química, foi encontrado morto ao lado de uma maçã mordisqueada que se tinha injetado cianeto.
A versão oficial diz que foi um suicídio, uma conclusão rejeitada por tua mãe, que sempre entendeu que seu filho comeu veneno de modo acidental. Sua morte deu pé, além do mais, o desenvolvimento de teorias que sugeriam que foi assassinado.
Embora se especulou que a maçã mordisqueada do logotipo da Apple foi uma homenagem de Steve Jobs a Turing, o fundador do gigante da informática a todo o momento foi o bastante. Em 2009, o primeiro-ministro britânico na época, Gordon Brown, pediu desculpas publicamente, em nome do governo na forma em que o cientista foi tratado.