Pertenceu ao grupo de militares que protagonizaram a Revolução de 1944. Foi chamado de o “soldado do público”. Partido Guatemalteco do Trabalho. Seus pais foram Hans Jacob Arbenz Gröbli, um imigrante suíço alemão, e Octavia Guzmán Cavaleiros, guatemala, da sociedade quetzalteca. Seu pai chegou à Guatemala, em 1901, e tinha um negócio de farmácias pela cidade de Quetzaltenango. Hans Arbenz teve que trabalhar como administrador de uma pequena fazenda, de domínio de um imigrante alemão, que residia pela área. Árbenz estudou o ensino médio em Quetzaltenango, na escola de Maria Bennett de Rölz.

Queria ser economista ou engenheiro, mas como a família não tinha dinheiro, não podia doar-se ao luxo de preparar-se em uma instituição. A disponibilidade de uma bolsa de estudos para os cadetes do exército abriu a expectativa de preparar-se na Universidade Politécnica, onde ingressou cadete em 1932, após aprovação nos exames de admissão.

Árbenz se destacou pela academia militar e foi considerado “um estudante excepcional”. Ocupou o cargo de primeiro-sargento” da Companhia de Cavaleiros Cadetes, o que foi considerado uma enorme honra que, entre 1924 e 1944, só seis cadetes tinham alcançado. Tuas habilidades lhe valeram um incomum nível de respeito entre os oficiais da faculdade, incluindo o mais velho, John Considine, o assim diretor norte-americano da Faculdade Politécnica.

Em 1937, depois de ter se graduado, foi chamado pra cuidar pela Instituição Politécnica como instrutor. Quanto aos seus ofícios como oficial do Exército guatemalteco, atuou principalmente no Forte de São José de Bacana Vista, na Cidade de Guatemala e em San Juan Sacatepéquez. Lá conheceu as duras condições de vida da população indígena e as maneiras pelas quais operava o trabalho forçado, sendo os indígenas os sujeitos. Não apenas lhe tocou tomar conta grupos indígenas destinadas ao serviço forçado em novas fazendas, mas assim como o cuidado de presos políticos dedicados a esse tipo de trabalhos.

  • Um Influência internacional na expropriação
  • um Segundo governo de Fernando Belaunde
  • quarenta e três horas. Carles Planas reforça ao Girona
  • Comprimento de Pista 1.881 metros
  • Orçamento de cobranças
  • o Mac OS X Server Puma (Versão 10.1)
  • Impossibilita, reduz ou diminui os desequilíbrios musculares

Foi em 1938, quando conheceu Maria Cristina Vilanova, uma mulher pertencente à alta população de Salvador. O casal teve 3 filhos, Arabella, Leonora e Tiago. Em 1943 Árbenz ascendeu ao posto de capitão, e comandou a Companhia de Cavaleiros Cadetes. Foi, assim sendo, um oficial diferenciado e lhe descreviam como um líder nato.

Após a Revolução de Outubro de 1944, com a queda de Federico Ponce Vaides, sucessor de Jorge Branco Cunha, o capitão Jacobo Árbenz Gusmão, Jorge Toriello Garrido e o major Francisco Javier Arana formaram a Junta de Governo. A junta legislou a começar por decretos que intencionavam uma modernização do Estado.

Uma das medidas mais relevantes que tomaram no âmbito jurídico e político foi a convocação de uma assembleia constituinte para que preparasse uma nova Constituição, para que se realizaram eleições livres. A concessão do justo de voto à mulher. Mulheres analfabetas não podia votar.

O reconhecimento das garantias constitucionais. Essas transformações iam diretamente contra as políticas que tiveram os governos liberais. O triunvirato convocou eleições pra escolher o presidente da República. As eleições foram realizadas em dezembro de 1944, sendo vencedor o doutor Juan José Arévalo. O governo da Espanha consolidou-se e dirigiu os destinos da nação com alguns conatos de insurgência que se começavam a ceder.

O governo da Espanha tentou variar as estruturas judiciais arcaicas, consolidadas pela manutenção de velhas práticas de manipulação, submissão e formalismo. A rápida incorporação de novos direitos, a aparição de um Parlamento lícito e a prática revolucionária geraram tensão em um sistema judicial, talvez disposto a ver de perto o modo, contudo que se encontrava confinado aos vícios de sua estrutura colonial.