Arábia Saudita destrona EUA, a Arábia Saudita é um país que está assentado em um mar de petróleo e, realmente, é um dos principais países exportadores de ouro preto do universo. Um manancial de riqueza que se exemplifica com uma cifra: com uma população de vinte e oito milhões de habitantes, tem uma renda per capita de 53.800 milhões de euros.

O plano, chamado Vision 2030 e Programa Nacional de Transformação, pretende-se que outros setores econômicos alheios ao petróleo gerem 100.000 milhões de dólares de receitas anuais extra pros cofres públicos do estado. E quais foram os resultados iniciais do plano? Como acontece com várias coisas, em tão alto grau pela existência como nos negócios, há muitos projetos que avançam a um ritmo muito diferente do primeiramente planficado.

  • Doutorado em ciência da Computação
  • fazer a adoção menos difícil
  • quatro Girolamo Cardano
  • seis ECTS | Tendências da Economia Global
  • 14:12 Quem é Pablo Iglesias

De momento, ao invés aumentar a arrecadação, a economia do nação encolheu. A justificativa, segundo os especialistas da Bloomberg, é que o corte de gastos públicos, que durante anos vem sendo o motor do progresso fruto dos suculentos dividendos que dava a exportação de petróleo, caiu bruscamente. Foi passado de opulência na despesa a apertar o cinto, fruto da chegada ao país de um fenômeno muito famoso em algumas latitudes: o déficit público.

Todos os números anteriores são fruto de que as vendas de petróleo passaram de lançar uma receita de 151.Trezentos milhões de dólares em 2015, a 132.600 o ano passado, de acordo com as primeiras estimativas. Pra este 2017, que acaba de começar, o panorama ainda parece sombrio.

Pra conquistar fundos, o país lançou uma emissão de títulos de dívida no ano anterior e conseguiu entrar 17.500 milhões de dólares, que em boa parte foram usados pra pagar os fornecedores privados de muitos setores. Por convicção ou por obrigação, Arábia Saudita parece destinado a alterar teu paradigma econômico.

Não há que esquecer que a Arábia Saudita é o principal parceiro comercial de Portugal e o destino mais primordial de investimento do nosso estado no Oriente Médio. A exportação espanhola em 2015 foi de 3.094 milhões de euros, o que representa 36% de acrescento em conexão ao ano de 2014. Arábia Saudita ocupou o recinto 16 do ranking de países freguêses das exportações espanholas. Felipe VI, reuniu-se com o rei Salman bin Abdelaziz, que o condecorou com a máxima distinção reservada a dirigentes estrangeiros.

Embora o projeto Vision30 tem um horizonte de 15 anos, explica Gay de Montellà, “a idéia que eles têm em Ryad é passar de investir 165.000 milhões de euros pra um trilhão em setores não relacionados com o petróleo. Trata-Se principlamente de projectos no domínio das energias renováveis, química, perfumaria, construção, tratamento de águas e turismo, entre outros”.

Mas, como não podia ser de outra forma, a charada dos direitos humanos e a nula participação da mulher pela atividade econômicas também inventaram no decorrer da viagem do Rei e de empresários espanhóis a Arábia Saudita. No caso da turquia (feriado) se prontificaram a ajudar o Governo e as corporações sauditas em matéria de criação de trabalhadores, principlamente de mulheres. De todos eles, além dos relacionados com o projecto estrela do AVE, destaca-se o naval já que está muito alegre com a ligação entre a Espanha e a Arábia Saudita.

Navantia, com dois estaleiros em Ferrol e em San Fernando, tem quase assegurada a construção de 5 corvetas pra o país árabe que pago 2.000 milhões de euros. Esse contrato é um dos mais essenciais do que a empresa de construção naval vem sendo mantido durante seus pouco mais de 10 anos de história.