pedimos um dia manso para compartilhá-lo com os leitores do ABC, e a coisa foi se complicando. Como portanto continua a vida da Caballé aos 77 anos? De onde tira tanta energia? Não vejo nem tensa ou preocupada, como em novas vezes.

É uma mulher de caráter, acostumada a tomar decisões e assim como para que outros as tomem por ela. “Sou uma mulher de sorte”, explica. “Que meu irmão se tenha preocupado de minha carreira desde o começo foi fundamental. Deste jeito eu podia me concentrar no meu, em cantar, em entender as obras que tinha que interpretar”.

  • 2 Não. 2: L’Oréal Paris Infallible Pro-Matte
  • Meia-luminosidade
  • 18 de julho de 2008 (Estados unidos)
  • A capa da Feira de Sevilha 2019
  • “Porongo enorme alongado. Usado para transportar água, etc” (fig 1-C)

Esta semana, congratulou-se com o aniversário de teu marido, de tua filha e de tua sobrinha. “De forma nenhuma”, responde. Me parece muito bem a comemoração, todavia imediatamente não me apetece. Primeiro, há que apreender isto de ter 80. Eu sou potente, levando em conta todas as doenças que tenho passado, e desta forma acho que a idade é levada em mente.

Necessita continuar o melhor possível, ativa, e jamais permanecer à espera da morte. Isto é começar a morrer, visto que você tem que se sentir vivo, fazer o que você gosta: não se precisa ponderar da idade; se estivesse pendente de tal não faria nada do que eu faço. Eu preciso de trabalhar, de estar ativa.

Além disso, eu tive a sorte de trabalhar com algumas iniciativas humanitárias. Me deu força visitar lugares assolados, não só pela potência da meio ambiente, todavia também devido a das guerras com que fazemos os homens. Lembro-me que durante os anos 70 e 80 valoré muito visitar campos de refugiados, e não é que divirta-se com as desgraças dos outros: trata-se de encaminhar-se em teu suporte. Tudo isso me ajudou a agradecer o que me deu a existência”. Concentramo-Nos no cotidiano e vejo que tinha feito os deveres.

explica-Me: “Meu despertador soa a todo o momento às 7:Quinze h. Eu durmo tarde e acordo cedo —eu não durmo nunca mais de seis horas—, todavia meu marido sim que dorme insuficiente; eu sou de tiro extenso. Eu Me levanto, me estiro no chão e durante uma meia hora eu faço exercícios de respiração: eu coloquei o meu peso em cima do abdômen —dez quilos— e faço minha ginástica para conservar a musculatura. Cada dia de minha vida, desde a todo o momento.