Os espanhóis já não vivem mais como antes. O certo é que os espaços íntimos mudaram e as famílias não são o que eram. Hoje, o como e com quem nos comunicamos é, mais que uma determinação social, uma opção de vida, fruto da autonomia de escolha. Cada vez há menos famílias inúmeras e menos casamentos, os homossexuais são capazes de se casar e amparar, o divórcio neste instante não é uma rua sacra e as mulheres não temem desafiar sozinho a maternidade.

Assim, o esquema habitual de pai-mãe-filhos têm surgido nos últimos 30 anos concorrentes que têm diversificado dos modelos familiares e que, desde finais dos anos noventa, se foram consolidando. Os sociólogos são unânimes em admitir que a presença dessas recentes famílias é cada vez superior e que, em resultância, a comunidade está mais preparada para identificar e legitimarlas.

Desde logo, foram realizados mais de 20.000 casamentos gays. Entretanto, nem sequer tudo foi um mar de rosas. A lei contou desde o seu projeto, com a oposição da Igreja e do Partido Popular, que a ele recorreu pro Tribunal Constitucional.

Atualmente, a norma ainda espera a sentença e continua contando com a rejeição de muitos setores sociais, políticos e religiosos. Outra das grandes revoluções no seio das famílias espanholas na última década foi a reforma da Lei do Divórcio, conhecida como Lei do Divórcio Expresso. Entrou em vigor em julho de 2005, e representa a primeira mudança da norma que, em 1981, legalizou o divórcio no estado.

O intuito era agilizar procedimentos e cortar custos, e desse modo foi. Já não é necessário separação prévia, basta que tenham decorrido 3 meses do casamento, e não há que alegar causas. O intuito do divórcio expresso era agilizar procedimentos e conter custos, e então foi: imediatamente não é preciso pré-soltar a Sua colocação também foi controvertida e gerou rejeição dos setores mais conservadores da comunidade.

  1. 2005 — O excelente da London Metropolitan Orchestra
  2. Muito sensacional escola, pena que a localização não seja em tão alto grau. ← | → olhar todas
  3. Cauda Catedral
  4. Geralmente, você irá responder 6. Somente uma. A seguinte é pegar a 30

há que aguardar que a recessão desapareça pra verificá-lo, todavia o que é facto é que já são muito poucos os que optam pela separação, como via pra pôr final ao teu casamento. Outro fenômeno que foi contratado nesta década é o de casamentos mistos, formados por pessoas de diferentes nacionalidades.

Entre dois mil e 2007, estes casamentos são triplicaron, aumentando em 186% ao atravessar de 11.974 a 34.223, de acordo com dados do INE. E isto, apesar de que cada vez mais se executam menos casamentos. Em 2008 foram inscritos 196.613, o que supõe 8.159 a menos que o ano anterior. Neste tema desempenha um papel importante a reforma da Lei do Aborto, cujo projecto foi aprovado pelo Congresso em dezembro passado.

Entre as principais novidades, afirmam-se o aborto livre até a semana 14 e a impossibilidade de interromper a gravidez por meio do dia 22, a menos que o feto tiver anomalias incompatíveis com a existência. A mais polêmica, entretanto, é a que permite que as garotas com menos de dezesseis anos de abortar, sem dizer aos seus pais, se isso talvez pode suponerles qualquer tipo de coação. Recorrer a técnicas de reprodução assistida a cada dia que passa é mais convencional, como o é assim como viver sozinho.