Iveta Radičová (sete de dezembro de 1956) é uma política eslovaca, que foi Primeira-Ministra da Eslováquia. Entre 1990 e 1993 Radičová trabalhou no Departamento de Sociologia da Universidade Comenius. De 1993 a 1997 foi vice-diretora da Academia Istropolitana.
Radičová é viúva; ela foi casada com o comediante Stano Radič, morto em 2005. Tem uma filha, com quem vive. Nas eleições legislativas de 17 de junho de 2006 Radičová foi eleita deputada da Assembleia Nacional da República Eslovaca, e ao instalar-se a Assembleia foi eleita Vice-presidente da mesma, em representação do seu partido.
Também foi Vice-presidente do Comitê Parlamentar de Assuntos Sociais e de Habitação. Em três de março de 2010 Radičová adquiriu as eleições primárias internas de seu partido, o primeiro recinto da listagem de candidatos às próximas eleições parlamentares eslovacas, vencendo Ivan Mikloš, um experiente líder do SDKÚ-DS. O primeiro lugar da relação ficou Radičová em “líder eleitoral” do teu partido (no entanto não de presidente do mesmo) e a candidata do SDKÚ-DS ao cargo de Primeiro-Ministro da Eslováquia.
- II Prémio de Igualdade de Agrupamento Socialista de Pinto (2012).[90]
- Généralité de Pau (Béarn e Soule)
- 9 de novembro: 30 anos da queda do muro de Berlim
- Luuk Van Middelaar (discursos)
- 4 Ramal da Avenida Tibidabo
- Miguel Pascoal Silva
- DEBATE: você Acha que está justificado o receio dos empresários
As eleições primárias internas tiveram que ser convocadas, depois que o presidente do partido, Mikuláš Dzurinda, tivesse que renunciar a encabeçar a relação e ser candidato a Primeiro-Ministro em consequência a um escândalo de financiamento irregular do jogo. Contudo, apesar de ter obtido o primeiro recinto nas eleições, o assim sendo primeiro-ministro Robert Fico e o seu partido ficaram afastado da maioria absoluta de 76 deputados que necessitava pra se reeleger como primeiro-ministro. Em alteração, os partidos inimigos de centro-direita conseguiram o suporte imprescindível para formar um governo.
O SDKÚ-DS de Radičová chegou em segundo recinto nas eleições ao comprar 390.042 votos conhecidos equivalentes ao 15,42% do total, e obter vinte e oito deputados. O partido liberal de direita Liberdade e Solidariedade (SaS, por suas siglas em eslovaco) ficou em terceiro lugar, ao adquirir 307.287 votos equivalentes ao 12,14% e ganhar vinte e dois deputados. O democrata-cristão, de centro-direita Movimento Democrático Cristão (KDH por suas siglas em eslovaco) liderado por Ján Figel’ chegou quarto obtendo 215.755 votos equivalentes ao 8,52% e quinze deputados.
O jogo Most-Híd que defende a minoria étnica húngara, da Eslováquia, ficou em quinto com 205.538 votos equivalentes ao 8,12% e 14 deputados. Juntos estes 4 partidos de que, naquele momento, era a oposição de direita somam setenta e nove deputados, 3 a mais do que os necessários para a alternativa do próximo primeiro-ministro e formar governo. Em alteração, os partidos nacionalistas eslovacos que tinham sido aliados à Direcção-social-democrata no governo Fico caídos nos comícios e um deles conseguiu passar a barreira mínima de votos necessária para entrar no Parlamento.
trata-Se do Partido Nacional Eslovaco, que chegou em sexto espaço e recebeu 128.490 votos equivalentes ao 5,07% e nove deputados; que, somados aos de Direção-social-democrata somente chegam a 71 deputados. Em oito de julho de 2010 Radičová foi nomeada formalmente Primeira-Ministra pelo presidente Gašparovič e divulgou que, no dia seguinte esperava-se juramentar os ministros de teu governo e realizar a primeira reunião de Gabinete.
concretamente o nove de julho, o presidente Gašparovič esconjurou, os ministros do governo de Radičová. Radičová comprometeu-se a abordar em seus primeiros cem dias de governo, entre outras coisas, reformas para tornar mais transparentes as contratações de obras pelo Estado e os auxílios às regiões do estado afetadas pelas novas inundações.
Radičová anunciou que salirá de teu partido e também de política após as eleições. Radičová foi assim como nomeada Ministra da Defesa, depois de expulsar o Ministro prévio por um escândalo de escutas. O quatro de abril de 2012, o antecessor de Radičová, Robert Fico, tomou posse outra vez do cargo de Primeiro-Ministro após ter vencido as últimas eleições parlamentares; com o que acababou o governo de Radičová. ↑ As sondagens dão os social-democratas como vencedores na Eslováquia, no Mundo de Espanha.